Quais são os maiores artilheiros do Santos nos últimos tempos?
Em seus 110 anos de existência, o Santos Futebol Clube já teve inúmeros craques que vestiram a lendária camisa alvinegra da Vila Belmiro. Ser jogador do Peixe é “um orgulho que nem todos podem ter”, e muitos marcaram seus nomes na história.
Não precisa perguntar para ninguém que, com sobras, o maior ídolo do clube é o Rei Pelé. O melhor jogador de futebol de todos os tempos também é o artilheiro máximo do Peixe, tendo marcado 1091 gols em 116 partidas, tendo conquistado todos os títulos possíveis.
E mesmo vivendo tempos difíceis nos dias de hoje, sem conquistar um título desde 2016 (Campeonato Paulista), o clube ainda possui seu nome na história, contando com diversos jogadores de alto nível que passaram pelo clube.
Artilheiros que entraram para a história do Peixe
Dito isso, confira nesta matéria os cinco maiores artilheiros da história do Santos, sem contar Pelé.
1. Pepe
O ex-jogador marcou 405 vezes vestindo o manto, que por sinal, foi o único clube em sua carreira como jogador de futebol profissional. Conhecido como o Canhão da Vila, o canhoto também é o maior vencedor de Campeonatos Paulistas, no total de 13.
11 das vitórias foram atuando como atleta pelo Alvinegro Praiano, uma como técnico do Peixe e outra no comando da Inter de Limeira.
Seu espírito vencedor também é refletido no Brasileirão, visto que venceu em seis oportunidades atuando no Santos, e uma como treinador do São Paulo. Também conquistou duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira: em 1958 e 1962.
2. Coutinho
Coutinho foi outro ícone que jogou ao lado de Pelé. O ex-atleta marcou 370 gols em 457 jogos. Estreou no clube com somente 14 anos, e até hoje é considerado o melhor parceiro que o Rei do Futebol já jogou ao lado.
3. Toninho Guerreiro
Antônio Ferreira estreou no Peixe em 1963, marcando 283 vezes em todas as competições que disputou. Também entrou em campo com Pelé, e foi um grande companheiro depois de Coutinho.
4. Neymar
Mencionando tempos recentes, Neymar é, sem dúvida alguma, um ídolo que transformou a geração. O jogador marcou 138 gols pelo Peixe, e foi protagonista total do clube e de todo o futebol brasileiro.
Foi revelado em 2009, e entrou para a história conquistando a Libertadores da América, dois Paulistas seguidos e uma Copa do Brasil. Além disso, foi eleito em duas oportunidades o melhor jogador Sul-Americano (jogando pelo Santos), além do prêmio Puskás, em 2011, como o gol mais bonito da temporada.
Foi vendido ao Barcelona em 2013, e construiu uma linda trajetória no futebol europeu. Hoje está no Paris Saint-Germain, e é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira , ao lado de Pelé.
5. Robinho
Outro atleta de uma geração mais nova, Robinho integra a lista com 111 gols marcados pelo Santos. Surgiu como uma promessa, atuou em grandes clubes da Europa como Real Madrid, Manchester City e Milan, e já teve diversas passagens pelo clube da Vila Belmiro.